Google Tradutor

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Zé Carioca. O Malandro Boa Pinta



Olá pessoal, estou de volta com uma matéria sobre o nosso queridíssimo Zé Carioca. Primeiro a sua ficha técnica:

Nome: Zé Carioca
Origem: Brasil
Criado por: Walt Disney Productions
1ª aparição: Alô Amigos (Saludo Amigos)
1ª aparição nos quadrinhos: Como Almoçar de Graça
1ª história brasileira: A Volta de de Zé Carioca
1ª revista no Brasil: O Pato apresenta Zé Carioca N° 479

Segundo a sua ficha familiar:

Namorada: Rosinha
Sobrinhos: Zico e Zeca
Sogro: Rocha Vaz
Melhores Amigos: Nestor, Pedrão, Afonsinho
Primos: Zé Paulista, Zé Pampeiro, Zé Baiano, Zé Queijinho, Zé Jandaia
Rivais: ANACOZECA, Zé Galo, Luís Carlos
Alter-Ego: Morcego Verde
Profissão: Caloteiro

Agora sua biografia:

José Carioca (Joe Carioca no original inglês) foi criado em 1942 nos Estados Unidos por Walt Disney após sua visita ao Rio de Janeiro. Sua primeira aparição foi no filme Alô Amigos (Saludo Amigos) em que ele contracenou com o Pateta e o Donald. Dois anos depois, ele estrolou um outro filme: Você Já Foi à Bahia? (The Three Caballeros). Este filme foi também a estréia de outro personagem. Um certo galinho mexicano vermelho com pistolas. Adivinhou quem é? Isso mesmo, o Panchito.
Sua primeira aparição nos Quadrinhos foi nos Estados Unidos na Tira de Jornal "Como Almoçar de Graça" de Paul Murry (aqui) onde Zé inventa que um senhor rico e surdo o assaltou e não teria como pagar agora a refeição que ele tinha comido.
Agora, a sua primeira história no Brasil foi feita por Luis Destuet em 1955, A Volta de Zé Carioca foi publicada no Pato Donald 165.
Então surge os Estúdios Abril. Luis Destuet foi o precussor de uma era de ouro que estava por vir para os Quadrinhos Disney, enquanto desenhava para a Abril, ele ensinava jovens talentos (como Jorge Kato e Waldyr Igayara de Souza) a desenhar os personagens. Assim nasceu e cresceu um dos maiores estúdios de Quadrinhos Disney do mundo. Quer saber mais então não perca a matéria de amanhã onde tratarei da série Zé-Fraude e da era brasileira nos quadrinhos, além de cada personagem do universo do Zé Carioca. Até amanhã, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário